A aveia é um cereal muito popular em praticamente todas as partes do mundo e pode ser encontrada em muitas formas diferentes. Nativa do oriente médio, a aveia sempre foi bastante usada na alimentação de animais como o gado bovino. No entanto, com o avanço da ciência e da medicina, suas propriedades nutricionais ficaram cada vez mais claras, o que levou à sua inclusão na dieta dos seres humanos. Que tal conhecer os seus benefícios para a saúde?

Melhora a saúde cardiovascular

Os antioxidantes presentes nesse cereal são bastante benéficos quando se trata do combate à doenças cardíacas, sendo que as suas fibras alimentares também ajudam a diminuir o colesterol ruim (LDL) sem afetar o bom colesterol (HDL). Entre essas fibras, se destaca a fibra beta-glucana, a qual é muito eficaz na manutenção da saúde do coração.

quais sao os beneficios da aveia para a saude 1

 

Promove o bom funcionamento do intestino

Por ser uma rica fonte de fibras, tanto solúveis quanto insolúveis, a aveia ajuda a regular os movimentos intestinais, prevenindo problemas como prisão de ventre, cólicas intestinais e síndrome do intestino irritável. Além disso, estudos também mostram que a aveia pode até mesmo diminuir a incidência de câncer colorretal.

Auxilia na perda de peso

A aveia é um alimento que possui um baixo teor de calorias, além de contar com a capacidade de fazer você se sentir saciado por mais tempo. Essa combinação de características benéficas pode ser muito útil para as pessoas que buscam perder alguns quilos.

quais sao os beneficios da aveia para a saude 2

Melhora a qualidade do sono

Os minerais presentes na aveia ajudam na produção de melatonina, uma substância química que induz o sono. O triptofano é outro aminoácido que também possui propriedades sedativas para o cérebro. Por isso, a aveia pode ser utilizada como uma grande ajudante no combate à insônia.

Ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue

A aveia ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, podendo até mesmo reduzir o risco de diabetes tipo 2. Os nutrientes da aveia, incluindo o beta-glucano, retardam a queda nos níveis de açúcar no sangue antes das refeições e retarda a subida após a ingestão dos alimentos, promovendo um balanceamento ideal do açúcar no organismo.

Gostou? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!