Hoje estava preparando o almoço e como há alguns dias tive intoxicação alimentar, decidi cozinhar alguns ovos, já que são uma excelente fonte de proteína e ao mesmo tempo, um alimento leve e saudável. Então fiz o de costume, enchi uma panela com água e coloquei os quatro ovos dentro. Então, esperei a água ferver para começar a contar o tempo e percebi que não sabia quanto tempo precisava deixar. Se eu tive essa dúvida, talvez você também a tenha e por isso decidi trazer essa informação hoje. Espero que goste!

A primeira dica que preciso dar é: espere a água ferver e então logo baixe o fogo. Do contrário, é possível que os ovos rachem antes do cozimento e se tornem um alimento com aparência não tão boa assim… hehe Então, ao começar a ferver você precisa contar o tempo, este deve ser definido pela sua preferência.

  • Para o chamado ovo quente onde a gema fica muito mole, basta esperar 3 minutos.
  • Para ovo com gema mole, são 5 minutos
  • Para ovo duro, 7 a 10 minutos
  • E se você é como eu e gosta da gema bem sequinha, de 13 a 15 minutos.

Dá só uma olhada como funciona os estágios na imagem abaixo:

quanto tempo leva para ovo cozinhar tricurioso

Curiosidades do ovo cozido

Agora, só para vocês não dizerem que eu enlouqueci falando de ovos e culinária em um site de curiosidades, vejam algumas das curiosidades que encontrei sobre este delicioso alimento:

  • Você sabia que o ovo é o remédio perfeito para a ressaca? Por possuir um nível alto de cisteína e aminoácido, o ovo causa a diminuição do etanal, a principal causa da ressaca. Além disso, o alimento ajuda a eliminar as toxinas que seu corpo guardou após a noitada.
  • É possível saber se o ovo ainda esta fresco ou perto de estragar apenas pela cor de sua clara. Se ela estiver bem branquinha, o ovo está novinho, agora se começar a ficar amarelado, significa que o ovo está passando do ponto.
  • Aposte nos ovos orgânicos, isso porque segundo os padrões impostos pelo Programa Nacional Orgânico ovos para serem classificados nesta categoria precisam não conter hormônios, antibióticos, pesticidas ou fertilizantes. Além disso as galinhas precisam ser alimentadas com ingredientes orgânicos. Em geral, granjas que apostam nesta produção criam as galinha de forma livre. Ou seja, faça bem as galinhas e coma ovos orgânicos!

Gostou da dica? Comente!