A azeitona é uma das frutas mais saudáveis do planeta ​​(sim, é uma fruta). Muito usada em temperos e na produção do famoso azeite de oliva, a azeitona é geralmente encontrada na cor verde, mas também possui variações com tonalidades marrons, roxas ou totalmente pretas. Estudos indicam que ela parece ter se originado no norte da África, mas costuma ser largamente cultivada nas regiões mediterrâneas da Itália e da Grécia, sendo também muito apreciada em Portugal. Que tal conhecer os seus benefícios para a saúde?

Ajuda a manter os vasos sanguíneos saudáveis

Um dos principais fatores que levam ao surgimento de doenças cardiovasculares é a formação de placas ateroscleróticas nas paredes dos vasos sanguíneos. A oxidação acelerada do colesterol LDL contribuiu muito para a formação desta placa, mas tanto as azeitonas quanto o azeite de oliva podem ajudar a impedir isso. Graças à presença de compostos fenólicos na composição da azeitona, a oxidação desse tipo de colesterol é reduzida significativamente, mantendo os vasos sanguíneos livres e flexíveis para a passagem do sangue.

quais sao os beneficios da azeitona para a saude 1

Auxilia na prevenção de infecções

Muitos ainda não sabem, mas a azeitona promove um excelente suporte para o fortalecimento do seu sistema imunológico, pois ajudam a reduzir a probabilidade de contrair infecções de qualquer tipo, seja de origem bacteriana, fúngica ou viral. De fato, a azeitona foi bastante usada com esse propósito nos tempos antigos, incluindo o uso de suas folhas para amenizar os efeitos de infecções.

Possui propriedades anti-câncer

A azeitona possui compostos fenólicos que servem como agentes anti-câncer. Além disso, o seu alto teor de gorduras monoinsaturadas ajuda a eliminar os processo inflamatórios que podem levar ao surgimento de vários tipos de câncer, principalmente o câncer de mama.

quais sao os beneficios da azeitona para a saude 2

Preserva as funções cerebrais

As funções e atividades cerebrais podem se deteriorar rapidamente caso sofra os efeitos de uma oxidação excessiva. Nesse caso, a azeitona pode ajudar, pois além das gorduras monoinsaturadas que ajudam a reduzir a carga inflamatória, ela conta com compostos fenólicos que diminuem o risco do surgimento de problemas como a doença de Alzheimer e a doença de Parkinson. Como ambas as condições têm uma forte ligação inflamatória, faz sentido que os alimentos que reduzem a inflamação se mostrem promissores em tratá-las.

É boa para os olhos

A azeitona possui boas quantidades de vitamina A e antioxidantes que provaram ser benéficos para a saúde dos olhos. Os antioxidantes carotenoides presentes em sua composição apresentam uma eficácia na prevenção de problemas como a degeneração macular relacionada à idade, além de inibir a formação de cataratas e preservar a saúde do nervo óptico.

Gostou? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!