A ervilha é o grão cultivado da planta de mesmo nome e que acredita-se ter se originado na região do Mediterrâneo. Apesar de possuir mais de 200 variedades diferentes, ela é geralmente encontrada na cor verde, podendo ser consumida tanto fresca quanto em conserva. Evidências escritas sugerem que a ervilha tem sido cultivada há séculos, sendo popular principalmente na culinária europeia. Hoje, ela é apreciada em todo o mundo e os seus benefícios a seguir mostram os poderes do seu ótimo valor nutricional.

Possui propriedades anti-inflamatórias

A ervilha carrega em sua composição uma grande quantidade de compostos flavonoides conhecidos como “catequinas”, semelhantes às encontradas no chá verde. As catequinas ajudam a controlar os efeitos dos agentes inflamatórios no corpo é importante para a manutenção da saúde geral, uma vez que inibir esses processos danosos é essencial para evitar uma rápida deterioração da nossa saúde.

quais sao os beneficios da ervilha para a saude 1

Promove a saúde cardiovascular

A ervilha contêm uma grande quantidade de minerais que beneficiam o sistema cardiovascular, como potássio, cálcio e magnésio. Além disso, como mencionado anteriormente, ela possui propriedades anti-inflamatórias, o que por si só já diminui bastante a probabilidade do colesterol ruim ficar preso às paredes dos vasos sanguíneos.

É ótima para os olhos

À medida que envelhecemos, os nossos olhos podem passar por processos naturais, como a degeneração macular, que causam a perda da visão. A ervilha é uma excelente fonte de muitos compostos que ajudam a preservar as funções dos olhos e a reduzir o dano oxidativo nas estruturas sensíveis do seu interior.

Auxilia na digestão

A ervilha contém fibras solúveis e insolúveis que desempenham papéis importantes no processo digestivo, sendo que cada uma age de uma forma diferente. A fibras solúveis, por exemplo, ajuda a nutrir as bactérias probióticas que vivem nos nossos intestinos, que contribuem para que o metabolismo alimentar não seja prejudicado. Por outro lado, as fibra insolúveis asseguram um trânsito rápido no processo digestivo. Tudo isso diminui as chances de você se deparar com problemas como constipações e cólicas intestinais.

quais sao os beneficios da ervilha para a saude 2

Ajuda a prevenir o câncer

A ervilha é uma fonte natural de antioxidantes, que desempenham um papel crucial na redução do risco de desenvolvimento de câncer ao longo da vida. A ervilha também contêm compostos chamados saponinas, que apresentam um grande potencial na redução das mutações que ocorrem dentro das células e que posteriormente podem levar ao surgimento de tumores.

Promove a saúde óssea

A vitamina K, presente na ervilha, ajuda a garantir a mineralização óssea adequada, reduzindo assim o risco do surgimento de problemas relacionados aos ossos frágeis, como a osteoporose. É importante destacar que o consumo adequado desses nutrientes é especialmente importante para as mulheres que sofrem com a menopausa, pois nesse período elas perdem o efeito protetor que o estrogênio exerce sobre o tecido ósseo.

Gostou? Compartilhe a matéria e deixe o seu comentário!