A castanha-do-pará é uma semente nativa da região da Floresta Amazônica. Estudos indicam que ela faz parte da dieta humana desde o período Paleolítico, mas a sua primeira menção na literatura ocidental remonta a 1569, através dos colonizadores espanhóis. Apesar de ser conhecida pelo mundo como “castanha do Brasil”, o país que figura no topo da lista dos maiores produtores dessa semente é a Bolívia, cuja produção é exportada para várias nações que buscam contar com os seus benefícios medicinais. Que tal conhecer algumas das vantagens do seu consumo?

Promove a saúde óssea

A castanha-do-pará é um ótimo alimento para pessoas que sofrem de ossos fracos. O cálcio, ferro, zinco, potássio e fósforo encontrados em sua composição se combinam perfeitamente para promover uma melhor densidade óssea. Consequentemente, essa combinação ajuda a reduzir consideravelmente o risco de fraturas e fortalece toda a estrutura óssea do corpo.

quais sao os beneficios da castanha do para 1

Ajuda na absorção dos nutrientes

A castanha-do-pará ajuda a manter o revestimento do estômago intacto, além de promover a saúde dos intestinos. Isso é muito vantajoso para a absorção eficaz de nutrientes através da corrente sanguínea. A combinação de cobre, ferro e outros minerais ajuda o sistema digestivo a funcionar adequadamente e a absorver melhor os nutrientes.

Fortalece o sistema imunológico

A castanha-do-pará é rica em vitaminas, selênio e antioxidantes, que são essenciais na prevenção de várias infecções. Além disso, a tiamina e a riboflavina, também encontradas na castanha, são antibióticos que reduzem os efeitos das inflamações no corpo, fortalecendo o sistema imunológico e prevenindo doenças crônicas.

quais sao os beneficios da castanha do para 2

Promove o crescimento e a regeneração muscular

A castanha-do-pará auxilia o corpo a regenerar músculos e tecidos. Isso acontece porque ela fornece ao corpo as proteínas e a energia necessária para manter o processo metabólico que é responsável por essa regeneração. Vale lembrar que esse efeito também torna a castanha-do-pará um ótimo lanche pós-treino.

Auxilia na perda de peso

A castanha-do-pará é o lanche ideal para quem quer perder alguns quilos, pois contêm carboidratos, fibras e proteínas. Esta combinação fornece ao corpo o combustível adequado para se manter energizado ao mesmo tempo em que fica saciado por mais tempo. Uma castanha por dia já é suficiente para reduzir consideravelmente as chances de você desenvolver um desejo por lanches que não são saudáveis.

Gostou? Compartilhe a matéria e deixe o seu comentário!