É bastante normal ficarmos nervosos antes de comparecermos a um evento importante ou diante de uma situação que terá algum impacto crucial em nossas vidas. Porém, milhões de pessoas ao redor do mundo vivem com transtorno de ansiedade que é caracterizada por uma preocupação intensa que você não consegue controlar, muitas vezes acompanhada de palpitações cardíacas intensas, tremores, suor, entre outros sintomas.

Para aqueles que sofrem com ansiedade, é importante buscar estratégias que podem ajudar a reduzi-la a longo prazo, como uma terapia de conversa ou medicações. No entanto, todos podem se beneficiar de outras formas para diminuir o estresse e a ansiedade com mudanças simples no estilo de vida. Confira a seguir algumas bem interessantes:

1. Analise seus pensamentos

Pessoas com ansiedade geralmente se prendem aos piores cenários. Para combater essas preocupações, pense racionalmente na situação. Digamos que você esteja nervoso com uma grande apresentação no trabalho. Em vez de pensar “vou falhar, não vou conseguir me apresentar bem”, você pode tentar falar consigo mesmo, “estou nervoso, mas estou preparado. Algumas coisas vão bem e outras não, mas com certeza darei o meu melhor”. Repensar seus medos ajuda a treinar seu cérebro para encontrar uma maneira racional de lidar com seus pensamentos pessimistas.

2. Tente a regra 3-3-3

Olhe ao seu redor e cite três coisas que você vê. Em seguida, nomeie três músicas que você costuma escutar. Por último, mova três partes do seu corpo: seu tornozelo, dedos ou braço. Sempre que você sentir que seu cérebro está prestes a explodir, esse truque mental pode ajudar a relaxar, trazendo você de volta ao seu estado natural.

3. Assista a um vídeo engraçado

assistindo tv

Esta tática é provavelmente a mais fácil: simplesmente assista a um programa de TV engraçado, um filme de comédia ou até mesmo um show de stand-up de seu comediante favorito. Rir é uma boa receita para uma mente ansiosa. Pesquisas mostram que o riso traz muitos benefícios para nossa saúde mental e bem-estar.

4. Fique longe do açúcar

Pode ser tentador buscar algo doce quando você está estressado, mas aquela barra de chocolate deliciosa pode fazer mais mal do que bem, já que pesquisas mostram que comer muito açúcar pode agravar a ansiedade. Em vez de checar a tigela de doces, beba um copo com água ou coma alguma proteína, que fornecerá energia suficiente para seu corpo se recuperar dos momentos tensos.

5. Simplesmente faça alguma coisa

Levante-se, dê uma caminhada, leve o lixo pra fora de casa, prepare aquela receita que você anotou quando assistiu ao programa da Ana Maria Braga… Enfim, faça qualquer ação que interrompa sua linha de pensamento pessimista e isso o ajudará a recuperar o seu senso de controle.

Ao seguir todas essas dicas acima, você estará treinando o seu cérebro a trabalhar com novas perspectivas, e dessa forma, pode ser que não seja tão difícil eliminar aqueles pensamentos negativos que rondam a mente. Vamos colocá-los em prática?

O que você achou das dicas? Já experimentou alguma delas no seu dia a dia? Deixe o seu comentário! 🙂