A cenoura é uma das raízes e vegetais mais amplamente usados e apreciados em todo o mundo, sendo que grande parte desse sucesso é proveniente da sua facilidade de cultivo. A cenoura também é muito versátil e por isso marca presença em vários pratos de culturas distintas, podendo apresentar cores diferentes como laranja, roxo, branco, amarelo e até vermelho. Mas o que mais chama a atenção nesse vegetal é a sua grande quantidade de nutrientes, que por sua vez podem ser muito benéficos para a nossa saúde. Que tal ficar por dentro desses benefícios?

Ajuda a manter os olhos saudáveis

A cenoura é rica em vitamina A, que ajuda na manutenção e desenvolvimento da visão. O betacaroteno, a luteína e a zeaxantina presentes na composição desse vegetal são essenciais para a saúde ocular. A simples falta de algum deles no organismo pode levar ao desenvolvimento de problemas oculares, o que inclui a degeneração macular e a cegueira noturna.

quais sao os beneficios da cenoura para a saude 1

Auxilia na digestão

A cenoura possui uma grande quantidade de fibras dietéticas em sua composição. As fibras são um dos elementos mais importantes na manutenção da saúde digestiva. A fibra adiciona volume às fezes, o que ajuda a passar o alimento de forma suave pelo trato digestivo, estimulando o movimento peristáltico e a secreção de suco gástrico.

Melhora a saúde bucal

Os compostos orgânicos presentes na cenoura são conhecidos por serem bons antioxidantes minerais, ao mesmo tempo em que estimulam as gengivas e induzem a produção de saliva. A saliva é uma substância alcalina muito eficaz no combate às bactérias e corpos estranhos que podem resultar em mau hálito e outros problemas ligados à saúde bucal.

É boa para a pele

A cenoura contém antioxidantes que são importantes na proteção do corpo contra os sintomas do envelhecimento precoce. Os radicais livres podem causar um certo tipo de “confusão” nos tecidos do nosso corpo, pois enfraquecem e envelhecem a pele. Essas consequências podem ser neutralizadas pelo betacaroteno presente na composição da cenoura, que por sua vez reverte os efeitos do envelhecimento e faz você se sentir mais jovem e mais ativo.

quais sao os beneficios da cenoura para a saude 2

Aumenta a imunidade do corpo

A cenoura possui características anti-sépticas e antibacterianas que são importantes para estimular o fortalecimento do sistema imunológico. Além disso, ela é uma ótima fonte de vitamina C, que estimula a atividade das células brancas do sangue, que é um dos elementos de defesa mais importantes do sistema imunológico.

Auxilia no controle da pressão arterial

Pesquisas científicas sugerem que a cumarina encontrada na cenoura pode ajudar no controle da hipertensão e na proteção de todo o sistema cardiovascular. A cenoura também carrega potássio, que por si só já é um vasodilatador natural que relaxa a tensão dos vasos sanguíneos e artérias, melhorando assim o fluxo sanguíneo e a circulação.

Gostou de conhecer os benefícios da cenoura? Compartilhe a matéria e deixe o seu comentário!