A batata costuma ser um alimento bastante popular, sendo o terceiro mais consumido no mundo todo. Além da sua forma natural, a batata pode ser ingerida como batata-frita, salgadinhos, assada, purê, etc. Assim, a demanda do alimento é bastante alta, chegando a mais de 300 toneladas por ano. O que muitos consumidores não sabem é que o tubérculo pode se tornar um veneno.

Quando os períodos de festas chegam é normal acumular estoques de batata em casa, para que se possa fazer petiscos, maionese e salgadinhos. Não necessitando mais, esses tubérculos tendem a ser acondicionados em determinados locais para que possam ser utilizados mais à frente.

Batata com brotos

No caso de mantê-las na geladeira, é normal encontrar brotos, esses podem carregar consigo toxinas prejudiciais à saúde. Batatas armazenadas na geladeira criam esses brotos devido ao ambiente propício para tal fenômeno, com temperatura e luminosidade adequadas. Com presença de solanina, substância química natural, podem se tornar perigosamente tóxicas quando consumidas em grande quantidade, como ocorrido numa escola dos EUA, com 78 alunos afetados, conforme indica um artigo da International Journal of Medicine.

Batata verde

Outro caso que pode ser melhor evitar a ingestão de batata é quando essa está verde. Ao se apresentar com uma coloração clorofilada, a batata pode ter efeitos colaterais como: vômito, dores de cabeça, diarreia e tonturas. O motivo é semelhante ao do broto, quando o tubérculo fica verde as quantidades de solanina e clorofila são aumentadas, tornando-se prejudiciais a saúde humana.

Mesmo com esses riscos, sob os devidos cuidados a batata pode ser saudável, sendo rica em carboidratos, minerais, vitaminas. Outro importante benefício, como apontado pelo cirurgião Douglas Carignani Júnior, é na manutenção da depressão. Então, se evitar manter a batata na geladeira e conservar em locais secos, a alimentação se torna aconselhável.

E aí, você sabia disso tudo? Conte-nos mais nos comentários.